CURTIR

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

1ª fase do Exame de Ordem (OAB) – como estudar, materiais e dicas!



Olá, meus amigos!

Para aqueles que não obtiveram êxito neste último Exame de Ordem e já estão pensando em retomar os estudos para a próxima prova, ou, até mesmo, para aqueles que prestarão a prova pela primeira vez, faço este humilde post para dar-lhes as minhas humildes dicas.

COMO ESTUDAR, MATERIAIS E DICAS PARA A 1ª FASE DO EXAME DE ORDEM:

Talvez a dúvida que mais pega os estudantes de Direito nesta hora é: como estudar para a OAB? Com quais materiais estudar para a OAB? Como me organizar para estudar para a OAB?

Bem, vou tentar ajudá-los a resolver essas dúvidas.

Primeiramente, você deve conversar consigo mesmo, tomar posição e ter foco: vou abdicar de algumas coisas, pois quero passar na OAB. Meu caro, se você está pensando que estudar para a OAB é fácil, está tremendamente enganado. Essa talvez seja uma das provas mais complicadas de sua vida, justamente em virtude do volume de matérias, que é muito eclético e também por, talvez, ser a primeira dentre as muitas que ainda virão.

No entanto, não é um bicho de sete cabeças quando se estuda bem, quando se leva a sério a proposta de que você realmente quer passar no Exame de Ordem.

CURSINHO PARA A PRIMEIRA FASE:

Primeiramente, se você tiver condições financeiras suficientes, você pode optar por pagar um cursinho de primeira fase. Hoje em dia temos ótimas opções, e das mais variadas.

Particularmente, fiz no LFG e garanto: é excelente. Os professores te darão uma base sólida e você adquirirá um conhecimento suficiente para passar na 1ª fase do Exame do Ordem. Não estou fazendo propaganda (diretamente), estou apenas dizendo o que eu vivi e vi. Só conheço, de fato, o LFG, portanto, falarei dele.

Fiz o curso “Modular OAB I e II“. Achei ótimo. São dois meses de curso, podendo você optar por fazer o Módulo I (em um mês), Módulo II (em outro) e, no terceiro mês, reservá-lo para estudar tudo o que você viu nos últimos dois meses para revisar a matéria para a prova. É sucesso garantido (claro, tudo depende do seu esforço). Ou também, você pode optar por começar no Módulo II, depois fazer o Módulo I e, logo em seguida, o Exame. Penso que a primeira opção seja a melhor.

Lembrando que, atualmente, grande parte da equipe do LFG está no Curso Damásio e, pelo jeito, a fórmula de sucesso continua a mesma. Conheço pessoas que fizeram/fazem curso no FMB e também garantem que as aulas são excelentes.

Portanto, não custa nada ir a algum desses cursinhos, conhecer a estrutura, o método de ensino e, também, claro, ver o preço. Veja o que melhor se adéqua a você e inscreva-se já!

LIVROS:

Outra forma de estudar é por livros. Mas que livros? Vou pegar Hely Lopes para estudar Administrativo? Vou pegar Damásio de Jesus para estudar Penal? Lenza para Constitucional? NÃÃÃOOOO! Passe longe desses livros!

Não que eles não sejam bons, muito pelo contrário, são ótimos, excelentes, nem preciso dizer isso. No entanto, são doutrinas, são livros ótimos para concursos e para a prática diária.

Para a OAB, é necessário apenas que você estude por um bom resumo. A dica que dou é que, complementando com o que for dado em aula, estude também pelo resumo que você comprar. Ou seja, se o professor der Intervenção de Terceiros (em Processo Civil) na aula de hoje, hoje mesmo você, além de ler o Código, vai ler também seu resuminho. Isso tudo para fixar a matéria.

No entanto, se você optou por não pagar um cursinho, estude o resumo e a Lei seca, somente.

Particularmente, estudei pelo resumo da Editora Saraiva, chamado Coleção OAB Nacional (cada resumo, de cada matéria, tem uma cor). Evitem de estudar pelas Sinopses Jurídicas da Saraiva, pois elas são demais para a OAB, são desnecessárias, uma vez que são mais aprofundadas, doutrinariamente falando. São ótimas para estudar para concursos de nível superior, como revisão de matérias já estudadas, mas não para a OAB. Lembrando, é claro, que praticamente todas as editoras jurídicas possuem em seu catálogo resumos próprios para a OAB. Vale a pena ir à uma livraria, pegar um exemplar (da mesma matéria) de cada editora, sentar, ler determinado assunto e ver, dentre eles, qual você gosta mais.

Uma outra dica em relação aos resumos: compre resumos das principais matérias e também das mais difíceis que você acha, ou seja, Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal, Constitucional e Administrativo. Essas matérias geralmente são as que mais tem conteúdo e, dentre elas, algumas podem ser  chata de se estudar, para alguns estudantes.

 

Aí você pergunta: mas e Ética, Trabalho e Processo do Trabalho? Sinceramente, não aconselho gastar dinheiro com essas matérias. Acredite, mesmo que você nunca tenha estudado como deveria Trabalho e Processo do Trabalho na faculdade, você vai conseguir aprender tranquilamente lendo o código e algum material de aula (no entanto, claro, se você não vai fazer cursinho, compre um resumo). E Ética? Bem, para Ética você apenas deve ler o Estatuto da Advocacia (e alguns pontos do Regulamento Geral da OAB). Trata-se de uma lei tranquila para ler e de fácil compreensão. Ética é uma matéria em que obrigatoriamente você deve ir bem na prova, isto porque ela é realmente tranquila.

Bem, e quanto às outras matérias (Direitos Humanos, Consumidor, Ambiental, etc)? Bem, para essas matérias, basta você acompanhar as aulas do seu cursinho e estudá-las pouco (muito pouco). Sim, meu amigo, a prova da OAB deve ser feita com estratégia, e estudada também.

Não perca seu tempo, horas de seu estudo, lendo sobre Direito do Consumidor, por exemplo. Porque? Porque caem apenas duas questões na prova, portanto, assim como ambiental e outras, não se deve valorar (ou seja, estudar tanto) como se você estivesse estudando Processo Civil, por exemplo, que caem cerca de 8 questões.

Mas, atente-se para Direito Empresarial. Por experiência própria é que digo isto. No Exame de Ordem 2010.3, caíram 5 questões, e eu errei as cinco por não ter estudado nada de empresarial. Nunca, na história do Exame, havia tido tantas questões da matéria. Ocorre que a FGV é uma instituição conhecida por gostar muito das áreas de direito privado e ela provou isso no Exame de Ordem 2010.3 (e subsequentes) fazendo 5 questões de empresarial (e cinco questões, meus amigos, são 5 pontos importantíssimos – acredite, não desperdice).

Outro material que conheci e achei excelente é o Reta Final, da Editora RT.  É feito pelos professores da Rede LFG. São os principais tópicos de todas as matérias compiladas de forma agradável e límpida. Vale a pena: é uma leitura rápida e fácil, e que vai te fazer ganhar conhecimento em várias matérias. Se você dispuser de dinheiro suficiente, compre alguns livros da Coleção OAB e também do Reta Final (esse, eu peguei emprestado!).

Você pode comprar alguns livros da Coleção OAB (como aqueles que citei logo acima) e também comprar o Reta Final do resto das matérias, ou seja, as que não estavam naquela listinha de cima (como Trabalho, Proc. Trabalho e, até mesmo, Ética, se quiser).

MATERIAIS DA INTERNET:

Os seguintes links são de sites de professores que possuem apostilas valiosíssimas para o estudo do conteúdo do Exame. Minha dica é que, se acharem algo realmente bom, imprimam, pois é melhor ler fora do computador, uma vez que ele acaba sendo um inimigo nosso na hora dos estudos (muitas vezes):

RESOLVENDO PROVAS ANTERIORES:

Resolver provas anteriores é muito importante! Isso ajudará você a “pegar o jeito” da Banca FGV e, também, lhe dará experiência. Resolva uma questão como se você estivesse resolvendo-a na hora da prova: com foco!

 

Há vários sites em que você pode realizar os exames anteriores. Seguem alguns:

Particularmente, gosto muito do método da Jurisway.

MAS BEM, AGORA QUE SEI QUAIS SÃO OS MATERIAIS NECESSÁRIOS, COMO ME ORGANIZO PARA ESTUDAR TUDO ISSO?

Para se organizar, faça uma planilha simples no Excel ou no Word com os dias que faltam, a partir do dia em que você começar a estudar, até o dia da prova. A partir deste momento você traçará uma estratégia de estudos para a sua 1ª fase da OAB. Então, por exemplo, digamos que hoje é dia 21 de fevereiro. Suponhamos que a prova será no dia 30 de abril. Você fará, portanto, uma tabela que começa do dia 21 de fevereiro e que vá até o dia 30 de abril.

Funciona assim: para cada dia, você vai “jogar” no quadrinho duas disciplinas (ou mais, ou menos, se você tiver mais ou menos tempo disponível), por exemplo (clique na imagem para aumentá-la):

https://lh6.googleusercontent.com/_hUZ08LgoJl0/TWKvQkuxJoI/AAAAAAAAGGc/SZap35Ph43Y/s640/cronograma.JPG

Clique aqui para baixar o meu modelo, caso queiram.

Após feito isso, você vai trabalhar com o tempo que você tem para estudar. Ou seja, se você tem apenas um período de seu dia para estudar, adeque sua situação no quadro e estude.

Mas… como estudar?

Bem, um método que usei para a OAB e que você poderá também usar, é:

  1. Ler a lei seca.

  2. Ler o material de sala (ou/e material que você baixar de algum lugar).

  3. Ler um resumo.

  4. Fazer exercícios.

O mais importante depois de organizar seu estudo é: não deixar acumular para o outro dia. Seu calendário deve ser seguido religiosamente. Portanto, se, por exemplo, hoje você tem uma matéria de Trabalho e uma de Proc. do Trabalho para estudar, você deve estudar hoje mesmo essas matérias. Se, por algum motivo de força maior, você não conseguir estudar suas matérias hoje, amanhã você deverá estudá-las (junto com as que você já deveria estudar amanhã). Obrigue-se a isso e, no final, você vai ver como vai compensar.

Se você não estudou até agora, se você levou a faculdade empurrando com a barriga, meu caro, agora, mais do que nunca, é a hora de você mudar de vida.

Estude também nos finais de semana, pois vai valer a pena. Não saia para beber (tanto) – bebida alcoólica não faz bem para estudantes (e isso é sério!). Não saia “pra balada”, não use drogas (isso, na verdade, você nunca deve fazer). Mantenha sua mente sã e seu corpo disposto!

Estude o quanto der, pois todo o esforço será revertido em pontos na sua prova. Estude para que você faça mais de 50 pontos para que, no dia que sair o gabarito, você não fique esperando anular questões, naquele desespero mixado com esperança quase nula, para que você fique folgado, entende? Muita gente estuda pouco ou não estuda. Daí quando  corrige os gabaritos extraoficiais (dos cursinhos) fica desesperada com seus 36, 37 pontos. Estude MESMO. Vai compensar, eu garanto.

MENSAGEM FINAL:

Tudo isso é o que tenho a contribuir com vocês. Fico feliz porque nestes três anos de post muitas pessoas alcançaram a aprovação após lerem nossas dicas. Isso é uma benção de Deus.

No final das contas, meus amigos, tudo isso são apenas orientações. O esforço e o resultado dependerá somente de você mesmo. Espero que essas humildes dicas possam ajudar a você nortear seus estudos.

E, se por acaso você gostou das nossas dicas, montamos elas em um formato de palestra, a qual podemos proferir em sua universidade ou cursinho. Peça para a diretoria da instituição entrar em contato conosco para maiores informações.

Por fim, desejo a você sucesso, um excelente estudo e que, um dia, possamos nos chamar de colegas! Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURTIR